No livro “Por que as zebras não têm úlceras?”, o neurologista Robert Sapolsky nos dá uma interessante pista para entendermos a ansiedade humana. Diante da visão de um predador, o…
Sem entrar em um debate sobre a avaliação dos hábitos, é possível partir da premissa de que, para boa parte das pessoas, alguns hábitos são mais positivos, saudáveis, enriquecedores do que…
A palavra “gostar” remete à ideia de “prazer”. Segundo estudos em áreas ligadas à neurociência, as experiências de prazer são sensações corporais agradáveis, que a Natureza nos oferece, para “premiar”…
O que os professores brasileiros querem aprender? Como avaliam os cursos a que têm acesso? Quais são suas dores e demandas em T&D (treinamento e desenvolvimento)? Para responder a essas…
Neste breve ensaio, nossa ideia é discutir algumas possibilidades e limites da cultura de inovação, pensando no contexto educacional amplo: cursos, livros, blogs, podcasts e quaisquer outras fontes buscadas por…
O Brasil tem a mistura perfeita para quem desejar inovar em educação: muitas oportunidades e um mercado de proporções continentais. E, para empreendedores, essa indústria oferece um senso de propósito…
Avaliações de professores são frequentemente projetadas para servir a dois propósitos: medir a competência dos professores e promover o seu desenvolvimento e crescimento profissional. Este breve artigo discute as características…
A seguir, encontram-se alguns artigos e reportagens com participação dos sócios-fundadores da Vizta, separados por tópicos. Educação e Aprendizado O podcast EducaAí entrevistou Naun Faul acerca das competências da BNCC,…
Para muita gente, “inovar” significa desenvolver ou utilizar ferramentas tecnológicas avançadas, criando produtos e plataformas digitais. Essa forma de enxergar as coisas, no entanto, além de desanimar muitos gestores (que…
Você já ouviu falar em metacognição? Trata-se do conhecimento que uma pessoa pode desenvolver a respeito dos próprios processos mentais, também chamados de processos cognitivos. Em outras palavras, trata-se da…
- 1
- 2