Artigos e posts

O que fazer diante da TPP (“tensão pré-prova”) e da ansiedade em geral?

O que fazer diante da TPP (“tensão pré-prova”) e da ansiedade em geral? 2560 1706 Vizta

No livro “Por que as zebras não têm úlceras?”, o neurologista Robert Sapolsky nos dá uma interessante pista para entendermos a ansiedade humana. Diante da visão de um predador, o…

A mudança de hábitos pelo viés da motivação

A mudança de hábitos pelo viés da motivação 2560 1707 Vizta

Sem entrar em um debate sobre a avaliação dos hábitos, é possível partir da premissa de que, para boa parte das pessoas, alguns hábitos são mais positivos, saudáveis, enriquecedores do que…

Por que gostamos de estudar algumas coisas, e não outras?

Por que gostamos de estudar algumas coisas, e não outras? 2560 1707 Vizta

A palavra “gostar” remete à ideia de “prazer”. Segundo estudos em áreas ligadas à neurociência, as experiências de prazer são sensações corporais agradáveis, que a Natureza nos oferece, para “premiar”…

Pesquisa sobre T&D de Professores

Pesquisa sobre T&D de Professores 1350 900 Vizta

O que os professores brasileiros querem aprender? Como avaliam os cursos a que têm acesso? Quais são suas dores e demandas em T&D (treinamento e desenvolvimento)? Para responder a essas…

É possível inovar sem ser inovador?

É possível inovar sem ser inovador? 1280 720 Vizta

Neste breve ensaio, nossa ideia é discutir algumas possibilidades e limites da cultura de inovação, pensando no contexto educacional amplo: cursos, livros, blogs, podcasts e quaisquer outras fontes buscadas por…

Quais são as “dores de usuário” no mercado de educação?

Quais são as “dores de usuário” no mercado de educação? 1650 1100 Vizta

O Brasil tem a mistura perfeita para quem desejar inovar em educação: muitas oportunidades e um mercado de proporções continentais. E, para empreendedores, essa indústria oferece um senso de propósito…

Como avaliar professores de forma justa e eficaz?

Como avaliar professores de forma justa e eficaz? 1500 1000 Vizta

Avaliações de professores são frequentemente projetadas para servir a dois propósitos: medir a competência dos professores e promover o seu desenvolvimento e crescimento profissional. Este breve artigo discute as características…

Vizta na Mídia

Vizta na Mídia 1125 750 Vizta

A seguir, encontram-se alguns artigos e reportagens com participação dos sócios-fundadores da Vizta, separados por tópicos. Educação e Aprendizado O podcast EducaAí entrevistou Naun Faul acerca das competências da BNCC,…

Inovação sem “coding”: o caso do MAPA do AZ

Inovação sem “coding”: o caso do MAPA do AZ 1652 1100 Vizta

Para muita gente, “inovar” significa desenvolver ou utilizar ferramentas tecnológicas avançadas, criando produtos e plataformas digitais. Essa forma de enxergar as coisas, no entanto, além de desanimar muitos gestores (que…

Metacognição: verdades e mitos, segundo a ciência do aprendizado

Metacognição: verdades e mitos, segundo a ciência do aprendizado 1280 888 Vizta

Você já ouviu falar em metacognição? Trata-se do conhecimento que uma pessoa pode desenvolver a respeito dos próprios processos mentais, também chamados de processos cognitivos. Em outras palavras, trata-se da…

  • 1
  • 2
Back to top